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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Planilhas Eletrônicas: #2 Barra de Ferramentas e Atalhos Principais



PLANILHAS ELETRÔNICAS #2 BARRA DE FERRAMENTAS E ATALHOS PRINCIPAIS

Nesta postagem começamos a conhecer as ferramentas e recursos das planilhas, utilizando o Excel 2010 (Microsoft) e do Calc (Libre Office) como referência, conhecendo e explorando a barra de ferramentas de seu editor de planilhas e os principais atalhos para facilitar o trabalho.

 

BARRA DE FERRAMENTAS:
 Apesar de uma diferença no layout (conforme imagem abaixo), as barras de ferramentas das planilhas eletrônicas são muito similares, suas opções visam melhorar a experiência de trabalho deste tipo de software.



A partir dela podemos mudar as fontes e tamanhos de textos, o alinhamento dos textos nas células, colocar e retirar bordas das células, copiar e colar itens, editar as imagens, fazer as fórmulas, ajustar o layout da página, visualizar a impressão, mudar a cor da fonte ou da própria célula, aumentar ou diminuir casa decimais de números com vírgula, inserir porcentagem, transformar um número para valores monetários... Enfim recursos que apenas utilizando poderemos adequá-los às nossa necessidades, na imagem abaixo podemos ver os principais recursos e mais básicos para formatar uma planilha.





ATALHOS:
 Os Atalhos como o próprio nome sugere são caminhos mais curtos para fazer determinada ação ou função, confira a lista dos principais e mais utilizados:
F12 – Salvar como (Excel);
F9 – atualizar resultados fórmulas (Excel);
F2 – Abre cursor para edição célula (Excel e Calc)
SHIFT + F2 – Abre edição de comentário e/ou Insere Comentário na célula (Excel).
CTRL + ...
Ø  C – copia (Excel e Calc);
Ø  O – Novo (Excel);
Ø  O – Abrir (Calc);
Ø  X – recorta (Excel e Calc);
Ø  V – Cola (Excel e Calc);
Ø  A – Abrir (Excel);
Ø  A – Seleciona Tudo (Calc);
Ø  Z – Desfaz (Excel e Calc);
Ø  N – Negrito (Excel);
Ø  N – Novo (Calc);
Ø  I – Itálico (Excel e Calc);
Ø  S – Sublinhado (Excel);
Ø  S – Salvar (Calc);
Ø  B - salvar (Excel);
Ø  B – Negrito (Calc);
Ø  L – localizar/ substituir (Excel);
Ø  F - L – localizar/ substituir (Calc)
Ø  P – Imprimir (Excel e Calc).

 Espero que aproveitem estas dicas e tutoriais, no próximo montaremos uma planilha simples, com função de soma.

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